5 dicas para melhorar a motivação no trabalho

5 dicas para melhorar a motivação no trabalho

O que fazer quando sentimos desânimo por parte da equipa no trabalho e isso se reflete na sua produtividade? Embora às vezes pareça difícil, com algumas dicas de motivação facilmente mudamos algumas rotinas que afetam este estado de espírito. Lembre-se que como indivíduos não somos máquinas programadas para fazer algo, precisamos de correr atrás de objetivos e desafios que nos motivam e que nos trazem satisfação intrapessoal. Sendo assim, neste artigo iremos abordar dicas motivacionais que têm como objetivo gerar o melhor bem estar organizacional possível, combater a procrastinação, e acima de tudo, aumentar a motivação no trabalho que garantidamente, levará a uma maior satisfação vinda do seu cliente. Esteja pronto para elogiar a sua equipa e ser elogiado!

1. Reconhecimento profissional

5 Dicas Para Melhorar A Motivação No Trabalho

Com que frequência elogia o trabalho dos seus colegas? E com que frequência elogiam o seu? Reconhecer a qualidade do que apresentamos e do que é apresentado por outros, é um dos motivos que nos leva a ser e a dar o melhor como profissionais. Palavras de incentivo e feedbacks positivos aumentam a motivação profissional. Sabia que, segundo um estudo feito pela Gallup (uma empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos), os funcionários que são elogiados regularmente, aumentam a sua produtividade e são melhor avaliados por clientes? Não economize nos elogios feitos à sua equipa, uma elevada motivação no trabalho levará a páginas repletas de abraços “elogiantes” no “Livro de Elogios”. Precisamos aprender a elogiar e a aceitar sermos elogiados também!

2. Construa relações saudáveis

5 Dicas Para Melhorar A Motivação No Trabalho

Por vezes, dizemos com uma conotação carismática que, o trabalho é uma segunda casa, sendo para muitos a primeira. Portanto, lembre-se que sendo o local onde passamos grande parte do nosso dia, é importante cultivar relações saudáveis. Agradeça, escute, respeite a opinião dos outros, compartilhe, e ajude. Palavras-chave que levam ao sucesso do trabalho em equipa, um fator que cada vez mais se preza para um aumento da motivação no trabalho.

Mas estas dicas de motivação não se aplicam exclusivamente à sua equipa, mas também na relação que tem com os seus clientes. Se investir numa relação sólida, pode ganhar clientes fiéis e vai sentir-se um bom profissional por fidelizar o cliente na sua empresa. Os clientes não são números e precisam ser conquistados individualmente, valorizando a sua confiança. Esta ação resulta numa relação sólida entre a sua empresa e os seus clientes, que acabam por se tornarem promotores da mesma, indicando e divulgando a boa qualidade do serviço e atendimento.

3. Identifique as emoções negativas

5 Dicas Para Melhorar A Motivação No Trabalho

Quando andamos mais stressados e ansiosos, as emoções negativas tendem a surgir com maior frequência, e se não percebermos a origem do problema, arrastamos a situação quando podíamos facilmente contorná-la. A motivação profissional não é algo que está sempre presente, e é essencial encontrá-la pensados nos aspetos positivos que o rodeiam e que fazem parte dos aspetos pelo qual continua nesse posto: as suas competências, a sua forma de trabalhar em equipa, a sua criatividade, o seu trabalho apresentado, por exemplo. Não baixe os braços, a conquista começa quando inicia uma ação para contrariar a negatividade.

4. Faça pausas

5 Dicas Para Melhorar A Motivação No Trabalho

Sim, leu bem. Faça pausas! Não é ao acaso que cada vez mais são as empresas que investem em locais de lounge bonitos, coloridos e confortáveis. Pausas regulares para alongar o corpo, beber água ou tomar um café, são um hábito saudável e está comprovado que criam colaboradores melhores, equipas inspiradas e mais produtivas. O aumento da motivação no trabalho, e consequentemente, da produtividade vindas de um ato tão simples como uma pausa, levam os funcionários a ganharem foco e energia depois de se afastarem das suas secretárias por breves minutos.

Pausas ajudam a fazer com que a criatividade flua, com que possamos partilhar as nossas ideias e bloqueios de uma forma mais relaxada, e por vezes, são nesses momentos que surgem as soluções para os nossos desafios de trabalho. Pratique hábitos saudáveis. O que faz uma empresa crescer de forma saudável são as pessoas que nela trabalham.

5. Esteja atualizado

5 Dicas Para Melhorar A Motivação No Trabalho

A nossa última dica para manter a motivação no trabalho, está relacionada com o tempo que é tirado para aprender. Cada área profissional está em constante desenvolvimento e as novidades são uma constante aprendizagem. Investir em si e nos seus colaboradores ajudam a sua empresa a combater a falta de motivação e traz benefícios. Cresce a nível pessoal e a nível profissional. Sentirá que não está estagnado, a sua prestação profissional será melhor e, intrinsecamente perceberá que é algo essencial para a sua evolução e motivação. Tome as rédeas da evolução e verá que os seus clientes ficarão satisfeitos. Nada na vida é mais motivador que o progresso.

Saiba mais sobre “O Livro De Elogios”!