Motivação pessoal: O poder do elogio

Motivação pessoal: O poder do elogio

Elogiar e ser elogiado é um ato bonito e gratificante. Dar e receber aquilo que temos de melhor, ensina-nos que a bondade é algo intrapessoal mas também uma constante aprendizagem, pois nem sempre o fazemos com tanta naturalidade e à vontade. Um elogio precisa de ser feito em palavras, ditas ou escritas. Para que quem as recebe, possa ser “invadido” de gratidão, interiorize o que ouviu ou leu, e que saiba que é bom em algo, que tem valor e que, as suas funções e tarefas são fundamentais e apreciadas pela pessoa que elogiou. Um elogio fortalece a autoestima como também aumenta a motivação pessoal de cada pessoa.

Motivação pessoal: O poder do elogio
Um elogio precisa de ser feito em palavras, ditas ou escritas.

A ciência do elogio

Especialistas na área da neurologia, indicam que uma palavra positiva funciona melhor do que uma reprimenda com o intuito de educar. A dopamina libertada pelo cérebro, no momento em que elogiamos alguém, é um elemento químico poderoso que provoca um impacto muito forte na forma como nos sentimos e nos comportamos. Os neurocientistas provaram que o cérebro processa um elogio de forma semelhante a recompensas financeiras.

Motivação pessoal: O poder do elogio
A dopamina libertada pelo cérebro, no momento em que elogiamos alguém, é um elemento químico poderoso que provoca um impacto muito forte na forma como nos sentimos e nos comportamos.

Quando se trata de elogiar ou dar uma palavra de apreciação a alguém, existe uma preocupação geral: “E se a pessoa em questão achar estranho?” ou “Se elogiar, vão pensar que quero algo em troca”. Por vezes, a ansiedade em elogiar atravessa-se no caminho e cria uma barreira entre o elogio e a pessoa que sente vontade de elogiar. O pessimismo faz com que as pessoas se abstenham deste ato tão nobre, que faria com que todos se sentissem melhor.

Motivação pessoal: O poder do elogio
Foque-se menos na forma como o está a transmitir e mais na sensação que vai permitir ser sentida.

.Uma forma de contrariar este sentimento de ansiedade, é olhar para o ato de elogiar da mesma forma que o recetor faz. Tome nota das seguintes dicas de motivação: foque-se menos na forma como o está a transmitir e mais na sensação que vai permitir ser sentida, foque-se na cordialidade e simpatia genuína, tenha autenticidade ao elogiar, elogie sem segundas intenções e permita-se formar um laço positivo com essa pessoa.

Elogios no trabalho

Através de um estudo feito pela Harvard Business Review, evidenciou-se que elogiar dá lucro. Ouviu bem! “0,1% de compromisso extra dos funcionários representa US$ 100 mil a mais de faturação anual.(…)” O estudo de Harvard mostra que os seus funcionários não se devem sentir somente realizados com o posto de trabalho, mas também comprometidos, pois esse envolvimento faz com que eles façam esforços extra que beneficiarão a sua empresa.

Motivação pessoal: O poder do elogio
O poder do elogio é tão, mas tão grande, que a motivação é transportada do ambiente profissional para o ambiente pessoal.

O foco no trabalho desempenhado melhora os resultados obtidos. Ao serem elogiados, os profissionais que fazem parte da sua empresa, passam a sentir-se cada vez mais apreciados naquele local, e a partir desse momento, em cada tarefa dão o seu melhor e obtêm os melhores resultados. O poder do elogio é tão, mas tão grande, que a motivação é transportada do ambiente profissional para o ambiente pessoal. Quando saímos do nosso local de trabalho ao final do dia, com aquele reforço de satisfação e autoestima, vamos com uma atitude diferente para casa. Sentimo-nos mais bem dispostos e mais estimulados a elevar a nossa performance no dia seguinte.

Motivação pessoal: O poder do elogio
Elogiar um colaborador nosso ou colega de trabalho, também favorece a empatia.

Elogiar um colaborador nosso ou colega de trabalho, também favorece a empatia. A empatia é um elemento-chave no local onde trabalhamos, e por essa razão, ao elogiar, estamos a contribuir para a conexão com o outro, fazendo com que criemos empatia com essa pessoa.

Não devemos poupar os elogios, são grátis, requerem pouco esforço, dão bons resultados e aumentam a motivação profissional. Lembre-se também de elogiar!

Saiba mais sobre “O Livro De Elogios”!