Elogios, uma ferramenta para para o desenvolvimento pessoal e social

Elogios, uma ferramenta para para o desenvolvimento pessoal e social

Um elogio é bem-vindo em todas as áreas da nossa vida. Manifesta-se através do apreço das conquistas e esforços dos outros, através de palavras que desencadeiam uma série de substâncias de prazer, de alegria e de satisfação de quem o dá e quem o recebe. Uma pessoa elogiada, da próxima vez, será melhor e fará melhor. Um elogio é essencial para um desenvolvimento pessoal e social saudável. Neste artigo, serão abordadas dicas para elogiar alguém, bem como as vantagens de fazê-lo. 

Segundo o psicólogo, Abraham Maslow, e a sua Hierarquia de Necessidades de Maslow, caracteriza que a necessidade de autoestima vem em primeiro lugar do que a necessidade de realização pessoal. A necessidade de estima é a necessidade de nos sentirmos dignos, autoconfiantes, independentes, autónomos, apreciados, respeitados por nós e pelos outros, com prestígio, reconhecimento, poder e orgulho. No meio organizacional, isto reflete-se através das responsabilidade em obter resultados, do reconhecimento dado pelos colegas de equipa, das promoções ao longo da carreira e do feedback do nosso trabalho.

Elogios, uma ferramenta para para o desenvolvimento pessoal e social

Os críticos desta teoria afirmam que nem todas as pessoas são iguais e, por isso, um aspeto que se mostra como uma necessidade para uma pessoa, pode não ser para outra. E, tal como os elogios, não sendo dois indivíduos iguais, um elogio que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra, mas acreditamos que certos pontos-chave ao elogiar contribuem para o desenvolvimento social e para o sucesso desta ação. 

Confira estas quatro dicas que facilitarão o ato de elogiar e que servirá como uma motivação pessoal para praticá-lo:

1ª dica) O que devo elogiar?

Podemos e devemos elogiar algo que nos agrade naquela pessoa, ou algo que a pessoa tenha feito, como ser sucedida na tarefa que cumpriu, ajudar a equipa a concretizar o trabalho, ter tido uma ideia criativa para um projeto, e muito mais. Não é difícil encontrar algo, basta refletirmos sobre o que vemos e o que nos agrada no momento. Valorize o esforço de alguém.

2ª dica) Não generalize

Seja específico ao elogiar. Elogie de forma sucinta e de forma a ser compreensível. Elogie algo em concreto, uma ação, um detalhe, um comportamento, a aparência ou posses da outra pessoa. Diga à pessoa o que lhe agrada.

3ª dica) Faça-o em particular

Nem todas as pessoas gostam de ser elogiadas com outras a assistir. Faça-o em privado, de forma reservada. Se for uma conquista coletiva, uma conquista vinda de um trabalho de equipa, não poupe os elogios publicamente.

4ª dica) Seja sincero

Não elogie algo que não gosta genuinamente. Não diga: “Que bom trabalho, parabéns!” se não achar verdadeiramente que a pessoa fez um bom trabalho. Elogie de forma sincera e a pessoa que recebe vai sentir que foi algo feito de forma verdadeira e natural. 

Nem todas as pessoas vão reagir de forma positiva a um elogio, uns porque não sabem recebê-lo sem ficarem envergonhados, outros porque não estão habituados. De qualquer forma, um elogio torna o dia de uma pessoa muito melhor. Confira algumas vantagens e razões que o podem levar a elogiar:

  • Ajuda a fortalecer relações;
  • Aumenta a autoestima;
  • Aumenta a vontade de querer fazer melhor e ser melhor;
  • Ajuda no crescimento intrapessoal;
  • Aumenta a motivação da equipa e consequentemente, a sua produtividade;
  • Caso tenha um negócio, ter um funcionário motivado, gera uma maior satisfação vinda do cliente;
  • Facilita a comunicação entre pessoas;
  • Promove mudanças saudáveis a nível organizacional/pessoal;
  • Diminui o pessimismo;
  • E por último mas não menos importante, é de graça!

Elogie à vontade, não poupe os comentários positivos.

SAIBA MAIS SOBRE “O LIVRO DE ELOGIOS”!