O Livro de Elogios No ‘Alô Portugal’ na SIC

O Livro de Elogios No ‘Alô Portugal’ na SIC

No dia 29 de junho, o Livro de Elogios marcou presença no programa de televisão Alô Portugal, do canal SIC. Foi com grande orgulho que uma das nossas representantes, levou até à televisão, este projeto nobre que promove a prática do elogio no dia-a-dia. 

O Livro de Elogios lançou esta semana a campanha Elogia. Esta campanha tem como principal objetivo promover a prática do elogio no dia-a-dia das/os portugueses, melhorando as relações pessoais, laborais e sociais com este simples gesto diário: elogiar. 

À conversa com o apresentador da SIC, José Figueiras, juntou-se a psicóloga Ana Moniz, com o intuito de enaltecer a importância do ato de elogiar e de abordar os seus benefícios, tanto a nível social como laboral.

O Livro de Elogios no Alô Portugal na SIC

“Um elogio, à pessoa que o recebe, traz uma vontade de fazer mais e de fazer melhor. É preciso elogiar o comportamento e o esforço” defende a psicóloga, Ana Moniz.

A psicóloga Ana Moniz argumenta que devemos saber agradecer e reconhecer, a atitude, o bom atendimento, o bom serviço e sobretudo, a boa qualidade de um produto. Mesmo quando as coisas são difíceis, a gratidão, a compaixão, a ligação aos outros e o reconhecimento, é o que nos torna melhores seres humanos. 

Elogiar tem a força de mudar uma pessoa, uma família, um bairro, uma cidade, um país. Em casa, no trabalho, nas lojas, nas empresas, nos transportes públicos, nos teatros, nas ruas.

O Livro de Elogios no Alô Portugal na SIC

Na entrevista à SIC, foi dada ênfase ao facto de que, num aspeto laboral, o poder do elogio acaba por favorecer bastante a pessoa que está a ser elogiada. Na cultura portuguesa pensamos que, ao elogiar, a pessoa se vai “desleixar” no seu trabalho, no entanto, quando recebemos um feedback positivo de alguém que respeitamos e que reconhece o nosso bom trabalho, isso faz com que haja uma maior motivação em fazer mais e melhor. 

“Este livro é exatamente para isso. Para nos disponibilizarmos cada vez mais a dar um agrado aos outros. Nas empresas, é necessário haver um Livro de Elogios para elogiar os nossos colegas” diz José Figueiras.

Elogiar uma empresa e numa empresa, tem um grande impacto no clima organizacional. Da mesma maneira que os elogios ajudam para o clima ser positivo e contagiante, também há ambientes menos bons. A psicóloga Ana Moniz defende que, cabe a um de nós nos esforçamos para mudar o ambiente onde nos encontramos. O elogio é algo que pode ser um desbloqueador de tornar os ambientes onde trabalhamos, num sítio melhor. 

“Quando entramos em algum sítio, a primeira coisa que reparamos, é sempre no lado negativo das coisas” defende José Figueiras.

Uma equipa motivada é uma equipa mais produtiva, eficiente e mais feliz! Valorizar um funcionário é muito importante e traz sucesso garantido para o seu negócio, pois surta um efeito positivo nele.

A primeira ação da campanha Elogia está já a decorrer com a doação de 1 euro à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) por cada compra do Livro de Elogios (Pack digital).

Elogia, a campanha do Livro de Elogios que está a ganhar força em Portugal

O arranque da campanha Elogia em parceria com a APAV tem um valor inestimável, uma vez que a associação que presta apoio a vítimas de crime, e aos seus familiares e amigos, é a primeira a reconhecer a importância do elogio no processo de construção e reconstrução da autoestima de qualquer vítima. 

Desafiamos os portugueses a elogiar desde que se levantam até que se deitam. Junte-se a esta campanha e elogie, porque elogiar faz bem!

Saiba mais aqui!